domingo, 29 de novembro de 2009

Farofa do Sertão

0 comentários
Ingredientes

1/2 Cebola picada
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de água
cheiro verde picado a gosto
2 colheres de sopa de manteiga
3 xícaras de farinha de mandioca

Modo de preparo

Refogue a cebola na manteiga.
Acrescente o leite e a água e deixe descansar até esfriar.
Acrescente a farinha e o cheiro verde picado e misture bem. Se necessário acrescente mais farinha.
Ela deve ficar meio úmida e como se estivesse empelotada.
Continue Lendo

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Bobó de Frango

0 comentários
Ingredientes
2 peitos de frango desossado cozidos
3 colheres (sopa) de margarina 1 de cebola picada 2 dentes de alho amassados 3 colheres (sopa) de molho de tomate 1 tablete de caldo de frango 1/2 kg de mandioca cozida 1/2 litro de leite 1 vidro de leite de côco

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho na margarina

Junte o frango picado, o molho de tomate e por último 1,5 do caldo do cozimento do frango.
Bata a mandioca com o leite, misture ao refogado, deixe engrossar e coloque o leite de côco.
Continue Lendo

Bolo de Macaxeira

0 comentários
Ingredientes

500 gr de mandioca cozida
1 unidade de côco
50 gr de manteiga
500 gr de açúcar
sal a gosto

Modo de preparo

•Esprema a macaxeira num pano e passe a massa numa peneira

•Rale o côco e retire o leite sem água

•Coloque uma pitada de sal e uma colher (50 gramas) de manteiga ou margarina

•Leve ao forno quente para assar numa fôrma untada com manteiga ou margarina.
Continue Lendo

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Torta de Cenoura

0 comentários
Ingredientes:

açúcar: 400 gr
cenoura: 0.5 kg
farinha com fermento: 4 colheres de sopa
laranja: 1
ovos: 4

Preparação:
Coza as cenouras e passe-as pelo passe-vite, para obter um puré. Junte o açúcar, a raspa e o sumo da laranja e os ovos inteiros, e bata com a batedeira. Por fim junte a farinha e volte a bater mais um pouco. Deite o preparado num tabuleiro, forrado com papel vegetal (este untado e polvilhado de farinha) e deixe cozer cerca de 20 minutos em lume médio. Depois de verificar que está cozida (atenção que a torta deve ficar mais para o mal cozido, ou seja tipo pudim, quando se espeta o palito este deve sair ligeiramente húmido), deite a torta sobre um pano polvilhado de açúcar, retire o papel vegetal, polvilhe com canela e açúcar enrolando a torta com a ajuda do pano.

Continue Lendo

Bavaroise de Laranja

0 comentários
Ingredientes:

açúcar de pasteleiro: 75 gr
azeite: q.b.
gelatina em pó sem sabor: 15 gr
laranja: 4
natas: 150 gr
ovos: 5

Preparação:
Rale a casca de duas laranjas e esprema o sumo das quatro. Trabalhe os ovos batidos com o açúcar em banho maria em lume brando, com a batedeira manual. Assim que a batedeira manual deixe um ligeiro rasto ao passar no fundo do tacho retire do lume. Reserve. Demolhe a gelatina em pó no sumo de laranja durante 5 minutos e dissolva-a depois num tachinho em lume brando. Deixe arrefecer totalmente e despeje-a em fio sobre a mistura de ovos, lentamente. Incorpore as natas bem batidas. Misture e deixe em lugar fresco, até quase solidificar, mexendo ocasionalmente. Despeje para dentro de uma forma de pudim untada com azeite e leve ao frigorífico até solidificar. Desenforme e decore a gosto.

Continue Lendo

sábado, 21 de novembro de 2009

Peru com Romã

0 comentários
Ingredientes
1 peru pequeno limpo com os miúdos à parte2 (sopa) de azeite de olivasal e pimenta-do-reino a gosto150 gramas de bacon em fatias2 ramos de alecrim 4 romãs maduras
Modo de Preparo
Envolver o peru com o bacon, de modo que não fique totalmente coberto. Colocar por cima os ramos de alecrim e amarrar o peru com barbante de cozinha para manter a forma durante o cozimento. Colocar o peru num refratário que tenha medida semelhante, levar ao forno médio, preaquecido, e assar por 45 minutos. De vez em quando, girar com 2 espátulas. Debulhar as romãs e faça com 2 delas um suco, passando as sementes pelo espremedor de batatas.
Regue o peru com o suco de romã e deixar cozinhar por mais 50 minutos, ou até a carne ficar macia, regando de vez em quando com o caldo de cozimento. Picar muito bem os miúdos (se preferir, use miúdos de frango) e refogar numa frigideira antiaderente com o azeite por 3-4 minutos, mexendo de vez em quando. Temperar com sal e pimenta-do-reino, juntar as sementes das romãs restantes inteiras, misturar e deixar cozinhar por alguns minutos, em fogo bem baixo, mexendo de vez em quando. Eliminar o alecrim e o bacon do peru e servir com o refogado à parte. Se preferir, usar xarope de romã no lugar do suco.
Preparo: 30 minutos + o tempo de fornoServe 6 psssoas
Continue Lendo

Caldo de Beldroegas

0 comentários
Preparação:
Escolha as beldroegas, retirando os pés e as sementes. Lave e regue com bastante água fervente, dentro de um passador. Leve ao lume os alhos pisados com as peles e o azeite. Refogue até começarem a alourar. Junte as beldroegas escorridas e tempere com sal e uma pitada de colorau doce. Junte o louro e refogue sem parar de mexer. Adicione 1 litro e meio de água. Quando começar a ferver, junte as batatas descascadas e cortadas em cubos. Cozinhe até as batatas cozerem. Rectifique o sal e adicione os queijos cortados em cubos. Deixe voltar a ferver e junte os ovos, um a um, sem casca. Escalfe-os, deite o caldo numa terrina sobre fatias finas de pão de mistura duro e acompanhe com o queijo e os ovos.
Continue Lendo

Borscht à Polaca (Consoada)

0 comentários
Preparação:
Descasque e lave as beterrabas. Corte-as em rodelas finas e coloque-as a marinar numa panela de barro juntamente com os dentes de alho cortados em rodelas e o pão de centeio seco cortado em pedaços, durante pelo menos 3 dias. No final desse tempo, junte a água a ferver e leve ao lume, Aloure as cebolas picadas numa frigideira, com a margarina. Junte a cebola, as cenouras cortadas às rodelas, os talos de aipo e a salsa picada à panela. Tempere com sal e deixe cozer em lume brando. Junte a polpa de tomate. Deixe cozer por cerca de 2 horas. Meia hora antes de a sopa estar pronta, adicione as batatas em cubos. Aproximadamente 25 minutos depois, junte o aneto picado e um dente de alho grande picado. Acompanhe com pão de centeio.
Continue Lendo

Bacalhau à Varzeense

0 comentários
Preparação:
Coza as caras de bacalhau juntamente com as batatas e junte depois a couve. Retire as espinhas às caras, e ponha num tabuleiro de barro, seguidamente uma camada de couve, e alterne com as batatas cozidas e cortadas às rodelas e com o bacalhau que se tirou das caras. Por fim coloque por cima bastantes alhos cortados, um pouco de pimenta, azeite e leve ao forno. Se gostar pode pôr molho bechamel e deixar gratinar.

Dica de Preparação:
Bacalhau cozido mais macio
Como posso tirar das mãos o cheiro a bacalhau?
Continue Lendo

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Receita de Mousse de Banana e Chocolate

0 comentários
Ingredientes
4 colheres (sopa) + 50 grs de açúcar
6 bananas
4 claras
2 colheres (sopa) de chocolate ralado ou em pó (usei em pó)
125 grs de natas (usei um pacote pequeno - 200 ml)
rodelas de banana e chocolate granulado para decorar (acrescento meu)

Modo de Preparo
Bata as claras em castelo firme e, aos poucos, junte-lhes as 4 colheres de açúcar, batendo sempre.
Misture o chocolate, depois as bananas esmagadas e bata mais um pouco para ficar um preparado homogéneo.
À parte, bata as natas com o restante açúcar até ficarem em chantilly.
Acrescente as natas batidas ao preparado das claras e envolva delicadamente e já sem bater.
Deite numa taça (eu fiz doses individuais, em copos) e leve ao frigorífico.
Antes de servir, decorei com rodelas de banana e chocolate granulado.

Continue Lendo

Receita de Creme Prestígio Diet

0 comentários
Ingredientes
Creme de Coco

1 vidro de Coco Cremoso Diet Hué

1 lata de creme de leite sem soro

1 vidro de leite de coco

2 colheres (sopa) de amido de milho

1 lata de leite desnatado (utilize a lata de creme de leite para medir)

Creme de Chocolate

3 vidros de Brigadeiro Diet Hué

Modo de Preparo
Creme de Coco: Misture o coco cremoso, o creme de leite e o leite de coco. Dissolva o amido de milho no leite e junte à mistura. Leve ao fogo médio até engrossar. Retire do fogo e deixe esfriar. Leve para gelar até que fique firme. Reserve. Montagem: Em uma taça, coloque metade do creme de coco e, por cima, todo o brigadeiro. Por último, acrescente o restante do creme de coco. Leve para gelar por 30 minutos.

Continue Lendo

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Arroz Branco

0 comentários

Ingredientes

2 xícara(s) (chá) de Arroz Camil
4 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia
2 dente(s) de alho picado(s)
1/2 unidade(s) de cebola picada(s)
4 xícara(s) (chá) de água fervente

Modo de preparo

1 - Meça o arroz e escolha-o, retirando pequenos pedaços de breu que possam ter ficado do beneficiamento, alguns grãos, ainda com casca e outros elementos estranhos ao produto. As boas marcas, praticamente dispensam este processo. Em seguida, coloque o arroz numa bacia ou num lava-arroz, que pode ser encontrado em qualquer supermercado, a preços acessíveis e que facilita a lavagem. Lave o arroz várias vezes, escorrendo-o e colocando mais água, esfregando-o, com as mãos, até que a água saia transparente, sem resquícios do amido do arroz (é o que deixa a água leitosa). Deixe secar, antes de prepará-lo.
2 - Leve uma panela ao fogo e deixe-a aquecer. Junte o óleo. Despeje a cebola e o alho. Deixe fritarem até que a cebola esteja transparentes.
3 - Junte o arroz ao refogado e refogue-o, até que esteja seco - vai sentir, pois os grãos se soltam e, ao mexer, percebe isso, até mesmo pelo som que faz o arroz ao ser mexido na panela.
4 - Junte a água fervente. Deixe levantar fervura novamente e coloque sal. Tampe a panela, mas não totalmente, pois a água vai transbordar e sujar o fogão. Deixe uma abertura de um dos lados, como vê na foto. Algumas panelas dispõe de um dispositivo na tampa, como estas que vêem, que permite a saída do vapor e você, nesse caso, pode fechar a tampa sem medo.
5 - Deixe ferver até que seque. Quando o arroz está seco, faz alguns furinhos na superfície. Em todo caso, com um garfo, puxe os grãos de um lado para ver se a água do fundo secou mesmo. Tampe a panela e deixe descansar por uns 10 minutos com a tampa fechada, antes de servir.
Dicas
1 - Substitua o óleo por manteiga, banha de porco ou de galinha para variar o sabor.
2 - Quando estiver quase seco, junte salsa ou coentro e deixe acabar de cozinhar.
3 - Para garantir um arroz soltinho, ainda na panela, revire-o todo com um garfo (atenção, não serve colher).
4 - Experimente o arroz de alho: amasse em um pilão ou com auxílio do martelo de carne, uns 3 dentes de alho e refogue-o com a cebola.
5 - Acrescente 1 colher de sopa de massa de tomate ou meia xícara de chá de purê de tomate (desconte ¼ de xícara da água a ser colocada) para deixar o arroz avermelhado.
6 - Em algumas regiões, o vermelho do arroz é conseguido com uma colher de sopa rasa colorífico (também conhecido por colorau).
7 - Se gostar do arroz mais duro ou mais papa, diminua ou aumente a quantidade de água.
8 - Acrescente um ou dois cubos de caldo de galinha, mas, nesse caso, prove antes de colocar o sal, provavelmente, nem seja necessário.
9 - Junte uma colher de chá de açafrão e o arroz ficará com um sabor diferente e amarelinho.
10 - Se o arroz queimar, retire a parte superior, sem mexer no fundo e poderá aproveitá-lo, ainda, a menos que tenha queimado demais e o gosto de queimado tenha passado para a parte de cima. Se isso acontecer, ria muito. Não se preocupe, pois sempre haverá tempo para fazer outro e, confessamos, isso já nos aconteceu muitas vezes, assim como aos melhores cozinheiros do mundo.

Continue Lendo

Arroz Carreteiro

0 comentários
Ingredientes

3 xícara(s) (chá) de Arroz Camil cru
2 colher(es) (sopa) de óleo de soja Sadia
1 kg de carne seca
2 dente(s) de alho picado(s)
1 unidade(s) de cebola ralada(s)
7 xícara(s) (chá) de água fervente
quanto baste de sal

Mpdo de preparo

Coloque com antecedência a carne seca de molho, trocando a água por várias vezes. Melhor deixar em geladeira, por 24 horas. Cozinhe-a até que esteja macie e pique ou desfie. Refogue o alho e a cebola no óleo e junte a carne seca picada ou desfiada. Acrescente o arroz e frite bem, mexendo sempre. Adicione a água e baixe o fogo. Na hora de servir coloque por cima salsa picadinha. Deve ser servido ainda úmido, por isso, prepare na hora de servir.
Continue Lendo

domingo, 15 de novembro de 2009

Bauru

0 comentários
Ingredientes

1 unidade(s) de pão francês
2 colher(es) (sobremesa) de maionese
2 fatia(s) de presunto sem capa de gordura
2 fatia(s) de queijo prato
1/2 unidade(s) de tomate em rodelas
quanto baste de sal
quanto baste de azeite


Modo de preparo

Corte o pão ao meio, no sentido longitudinal. Passe a maionese nas duas metades. Recheie com o presunto, o queijo e o tomate. Salpique sal, sobre o tomate e regue-o com um fio de azeite. Feche, prenda os dois lados com um palito, corte na transversal e sirva.
Se quiser, leve ao forno até que o queijo esteja derretido.
Continue Lendo

Pão de queijo

0 comentários
Ingredientes

1/2 kg de polvilho doce
1 1/2 copo(s) de leite
80 ml de óleo de soja Sadia
2 unidade(s) de ovo
1 colher(es) (chá) de sal
300 gr de queijo meia-cura ralado(s)

Modo de preparo

Coloque o polvilho e sal em uma travessa que dê para amassar.
Ferva o leite junto com o óleo e vá adicionando ao polvilho delicadamente,
sempre misturando com uma colher de pau. Junte 1 ovo,
misture bem e acrescente o outro ovo.
Acrescente o queijo e mexa bem com as mãos.
Se a massa ficar muito mole, acrescente mais polvilho.
Deixe descansar por 30 minutos. Faça as bolinhas e coloque em uma assadeira.
Leve para assar por cerca de 20 minutos em forno bem quente e pré-aquecido.
Continue Lendo

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Comidas Típicas Brasileiras

0 comentários
O preparo dos mais diversos pratos da culinária brasileira está ligado aos aspectos socioculturais de nossa história e recebeu a influência de outros povos que aqui estiveram em épocas passadas e nos Legaram em patrimônio cultural valioso, influenciando e dominando até mesmo na alimentação. A variedade de sabores e preferências regionais, com suas especiarias e temperos próprios, tornam-se irresistíveis ao paladar mais exigente de qualquer arte da cozinha nacional.

Os índios brasileiros tinham uma mesa farta e variada, graças à abundância da caça, pesca e dos frutos silvestres, de que se serviam. A farinha de mandioca tão popular entre o povo, do mais simples ao mais requentado, é uma herança indígena. Depois de retirar a raiz, secavam-na ao sol ou ralavam-na ainda fresca numa prancha de madeira cravejada de pedrinhas pontiagudas, transformando-a em farinha alva, empapada que colocavam para escorrer e secar num recipiente comprido de palha trançada. O resultado é o tupuci,
ingrediente essencial no preparo de um famoso prato da cozinha brasileira: o pato no tupuci. Além de ser usado como farofa ou para fazer beijus, pirões, sopas e mingaus, o tupuci pode ser servido como sobremesa, regado com mel. As bebidas eram extraídas dos ananás, do caju, guaraná, jenipapo, acaiá e outros produtos nativos.

O milho muito usado pelos índios foi amplamente aceito pelos portugueses, de paladar mais refinado, que preferiam a comida preparada pelas escravas negras do que as da mão indígena. As negras eram mais experientes eram mais caprichosas na arte de comer bem e assim, introduziram o coco-da-baia, o azeite de dendê, a pimenta malagueta, o feijão preto, o quiabo e outros ingredientes para a elaboração de pratos mais requintados.

A união das três raças criou uma cozinha tipicamente brasileira, desenvolvendo o uso constante da
panela de barro, da colher de pau e do fogão de lenha, indispensáveis para aprimorar
qualquer quietude
Continue Lendo

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cabrito com Mostarda

0 comentários
Ingredientes:
1 perna de cabrito
4 colheres (sopa) de mostarda
2 decilitros de natas
pimenta em grão
80 g de margarina
1 kg de batatas
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de rosmaninho
1 cálice de vinho do Porto
sal
Preparação:
Misture a mostarda com 1,5 dl de natas e tempere com sal e pimenta e tempere a perna de cabrito . Por cima espalhe 30 g de margarina, cortada em bocadinhos e leve a assar em forno moderado (200 ºC) durante cerca de uma hora e meia, regando várias vezes com o molho que se vai formando.
Enquanto assa o cabrito, aqueça a restante margarina numa frigideira larga e, quando estiver quente, junte-lhe os dentes de alho, previamente descascados e picados, e as batatas cortadas as rodelas. Deixe saltear sobre lume forte e vá mexendo, até estarem douradinhas de todos os lados. Tempere com pimenta moída na altura e polvilhe com o rosmaninho.
Retire o cabrito do tabuleiro e coloque-o na travessa de serviço, mantendo quente. Junte o vinho do Porto ao molho que ficou no tabuleiro e mexa com uma espátula para dissolver. Coe o molho para um tachinho, junte-lhe as restantes natase leve ao lume a ferver durante 2 a 3 minutos, mexendo.
Sirva o cabrito com as batatas e o molho à parte numa molheira e acompanhe com salada de alface ou saladas ao seu gosto.

Continue Lendo

Arroz de Cabrito

0 comentários
Ingredientes:
2 kg de cabrito
200 g de toucinho
350 g de arroz
50 g de banha
2 dl de vinho branco
Alho
Açafrão e caldo de carne q.b.
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Lave e arranje o cabrito. De seguida, esfregue-o com alhos picados, sal e pimenta.
Regue-o com vinho branco e deixe a marinar até ao dia seguinte.
Findo esse tempo, transfira a peça de carne para um tabuleiro, unte com a banha e cubra com o toucinho cortado em tiras.
Junte a marinada e leve ao forno a assar. De vez em quando, regue com o caldo de carne. Quase no final, aromatiza com o açafrão previamente diluído num pouco de água quente.
Depois de estar assada, retire a carne e reserve-a numa travessa aquecida.
Aproveite o molho do assado para cozer o arroz. Misture-o com o caldo de carne, na proporção de uma parte de molho para 3 partes de caldo. Leve ao lume até ferver, junte o arroz e transfira para o forno para acabar de cozer.
Sirva o cabrito trinchado sobre o arroz.

Continue Lendo

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Cabrito Ensopado

0 comentários
Ingredientes:
2 kg de cabrito em pedaços

4 tomates

1 folha de louro

1 dente de alho

1 cebola picada

1 xícara (chá) de vinho branco seco

3 colheres (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de manteiga

1 pitada de mostarda em pó

1 colher (café) de pimenta-do-reino moída

sal


Preparo:
Corte o cabrito em pedaços não muito pequenos e deixe de molho em água com 2 colheres (sopa) de vinagre, durante 1 hora. Lave bem para que saia toda a gosma. No momento de cortar, retire a glândula que fica entre o tendão e o osso da perna. Leve uma panela ao fogo com óleo, a cebola e os tomates, refogue por 15 minutos, junte o cabrito com os outros temperos. Abafe a panela e deixe secar toda a água. Adicione a manteiga e deixe fritar até ficar bem corado. Acrescente uma xícara de água e deixe cozinhar em fogo brando. Caso não cozinhe com essa água, vá acrescentando mais água aos poucos até ficar pronto. Deve ficar com pouco caldo.
Continue Lendo

Nhoque verde e amarelo

0 comentários
Ingredientes - Nhoque verde:
750gr de batata inglesa
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
2 ovos
sal
1 maço de espinafre


Ingredientes - Nhoque amarelo:
500gr de batata inglesa
250gr de batata salsa ou baroa
1 xícara da farinha de trigo
1 colher de sopa da manteiga
2 ovos
sal

Preparo:
Primeiro, a cozinheira bate no liqüidificador as folhas do espinafre com dois ovos.

Em seguida, amassa as batatas cozidas, mistura com o creme de espinafre, põe a manteiga, o sal e vai acrescentando farinha até a massa ganhar consistência.

O trabalho é o mesmo com o nhoque amarelo, só dispensando o liqüidificador.

Quando as massas estão prontas, é só enrolar e cortar.

Depois, pôr para cozinhar em água fervendo.

Para que fique bem firme, o nhoque é mergulhado em água gelada. Aí é só preparar o prato, espalhar o molho branco e queijo ralado.
Continue Lendo